Skip Navigation LinksInstituto Neoenergia > Português (Brasil) > Mídia > Instituto Neoenergia lança Edital Transformando Energia em Cultura

Instituto Neoenergia lança Edital Transformando Energia em Cultura

17/04/2022

​​​

 destaque-edital-2022

Iniciativa é realizada em parceria com distribuidoras da companhia no Distrito Federal, na Bahia e no Rio Grande do Norte



O Instituto Neoenergia lança, nos dias 26, 27 e 28 de abril, o Edital Transformando Energia em Cultura para o Distrito Federal, Bahia e Rio Grande do Norte, respectivamente, em conjunto com as distribuidoras Neoenergia Brasília, Neoenergia Coelba e Neoenergia Cosern, com parceria técnica da Baluarte Cultura. As inscrições devem ser realizadas no site do Instituto Neoenergia (www.institutoneoenergia.org.br), até 23 de maio, às 18h (horário de Brasília).


O programa tem como finalidade incentivar, por meio de aporte financeiro, projetos socioculturais que realizam ações voltadas para a inclusão social de jovens, crianças e mulheres, além de promover a valorização da cultura local, suas origens, tradições e influências, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Podem participar pessoas jurídicas com atuação no campo da cultura, como produtoras e organizações sem fins lucrativos.


A temática do edital está inspirada na capacidade de transformação da sociedade para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Qual a contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável?" é a pergunta-chave que vai orientar a seleção dos candidatos. Para isso, o Instituto Neoenergia definiu três pilares que estão associados diretamente com os ODS 4 - Educação de qualidade, 8 - Emprego decente e crescimento econômico, 11 - Cidades e comunidades sustentáveis e 17 - Parcerias e meios de implementação. Eles deverão nortear a inscrição dos projetos no edital com o objetivo de integrar a arte e a cultura à Agenda 2030 da ONU.


“Os projetos deverão estar alinhados aos pilares: cultura para as pessoas, cultura para a prosperidade e cultura para o planeta. O primeiro promove a inclusão, equidade, diversidade, cultura de paz e valorização da cultura local. O segundo, a promoção da criatividade, a inovação e a geração de trabalho e renda nos campos da cultura, enquanto o terceiro pilar busca que projetos sejam protagonistas em ações de proteção e de regeneração do meio ambiente, além da revitalização de espaços públicos através da arte e da cultura", explica Renata Chagas, diretora do Instituto Neoenergia.

 

As iniciativas contempladas serão selecionadas por comitês, priorizando critérios técnicos, e receberão aporte financeiro por meio de recursos provenientes das leis de incentivo à cultura das três regiões abrangidas. São elas: Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo (RN); Lei Estadual de Incentivo à Cultura da Bahia – Fazcultura (BA); e Lei de Incentivo à Cultura - LIC (DF).


Lançamento será marcado por eventos virtuais


Para celebrar a chegada da nova edição de uma das mais importantes atividades de incentivo à arte e cultura do Brasil, serão realizados eventos virtuais nos canais do YouTube e do Facebook das distribuidoras Neoenergia Cosern, Neoenergia Coelba e Neoenergia Brasília. Será uma oportunidade para conhecer o programa e tirar dúvidas de como inscrever os projetos no edital. Confira a programação e participe:



Eu quero:

Compartilhar no: