Skip Navigation LinksInstituto Neoenergia > Português (Brasil) > Mídia > Instituto Neoenergia divulga filmes educativos sobre o Programa de Iluminação Cultural realizado em Triunfo (PE)

Instituto Neoenergia divulga filmes educativos sobre o Programa de Iluminação Cultural realizado em Triunfo (PE)

16/08/2022

​​


s


No sertão pernambucano, a cidade de Triunfo abriga um dos cartões postais mais impactantes do estado: o Theatro Cinema Guarany. Inaugurado em 1922, a construção reúne há 100 anos expressões artísticas e culturais que movimentam a pequena cidade de pouco mais de 15 mil habitantes, localizada a 400 quilômetros da capital Recife, no topo da Serra da Baixa Verde. Hoje, o Guarany também é palco do Programa de Iluminação Cultural, iniciativa do Instituto Neoenergia que valoriza o patrimônio histórico, artístico e cultural do país através de um projeto luminotécnico, que promove a revitalização e salvaguarda de edificações históricas, impulsionando o desenvolvimento local.


Porém, um prédio não é feito somente de tijolos e cimento. Ele é construído, principalmente, pela história daqueles que o movimentam, que dão vida ao espaço através de sua arte. Sendo assim, a fim de estimular a apropriação do espaço pela comunidade, o Instituto Neoenergia promove, entre as atividades do Programa de Iluminação Cultural, realizado em parceria com a Brasilis Produções Culturais, a ação de educação patrimonial, que contribui para despertar o orgulho e o sentimento de pertencimento ao espaço, para além da arquitetura.


Por meio de oficinas conduzidas por arte educadores de Triunfo, alunos de 15 turmas de 14 escolas públicas da cidade, cerca de 250 estudantes dos ensinos fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), são convidados a refletirem sobre suas memórias e a criarem um novo olhar sobre o Guarany, se apropriando do espaço como parte de sua história e identidade, valorizando seus costumes e o saber local.


Como fio condutor desta ação, o Instituto Neoenergia desenvolveu, em parceria com a Brasilis Produções Culturais e mm studio cultural, a série de vídeos educativos “Theatro Cinema Guarany - Uma viagem no tempo”, ferramenta utilizada em sala de aula que estimula o debate e a criatividade, fazendo com que os alunos e professores sejam protagonistas das construções pedagógicas de seus aprendizados.


Para ampliar e gerar ainda mais visibilidade ao Programa, suas histórias e saberes, o Instituto Neoenergia disponibiliza a todos os vídeos da série, que conta a história do Guarany a partir do olhar dos personagens que o constroem diariamente.


Sejam bem-vindos ao Theatro Cinema Guarany!​

Eu quero:

Compartilhar no: