Skip Navigation LinksInstituto Neoenergia > Português (Brasil) > Mídia > Para o Instituto Neoenergia, o Dia Internacional da Mulher é todos os dias

Para o Instituto Neoenergia, o Dia Internacional da Mulher é todos os dias

08/03/2022

mulheres-aplaudindo-programa-impacto 

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Instituto Neoenergia reforça seu compromisso perante o desafio de colaborar ativamente para alcançar os objetivos da Agenda 2030 estabelecida pela ONU, atendendo ao chamado da “Década da Ação", especificamente no que diz respeito às metas do ODS 5 – Igualdade de Gênero –, colocando a mulher no centro de várias de nossas ações.


Lançamos em 2021 a primeira edição do Prêmio Inspirar, para valorizar iniciativas de arte e cultura lideradas por mulheres, fizemos uma edição especial do nosso Programa de Aceleração Impactô focada na liderança feminina de ONGs e Negócios de Impacto, além de alcançar muitas mulheres em outros projetos sociais, como o PLIS – Programa de Líderes de Impacto Social, o Pessoas e Negócios Saudáveis, que capacitou mulheres de comunidades vulneráveis para produção de refeições, dentre outras. Além disso, muitas outras mulheres são referência em projetos como o Coralizar e o Flyways Brasil, contribuindo ativamente da produção de conhecimento científico. Em todos eles, mais da metade dos participantes envolvidos são mulheres. Durante a Semana do Empreendedorismo Feminino, que aconteceu em novembro do ano passado, disponibilizamos conteúdos que abordam a temática do empoderamento da mulher em podcasts, lives e artigos na campanha “#DeixaElaTeInspirar".


De acordo com a ONU Mulheres, elas constituem 70% das pessoas que trabalham no setor social. De forma a reconhecê-las como protagonistas na transformação dos territórios onde atuam, em especial em suas comunidades, o Instituto Neoenergia destaca dois projetos realizados em 2021: o Prêmio Inspirar e o Impactô Mulheres. 


Em sua primeira edição, o Prêmio Inspirar, criado no contexto da pandemia, teve como objetivo justamente amplificar as histórias dessas mulheres que ocupam um papel de destaque em contextos periféricos através de iniciativas inspiradoras de arte e cultura com potencial de efeito multiplicador. Ao todo, 110 mulheres que lideram projetos de arte e cultura estabelecidos na cidade do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e em Pernambuco inscreveram suas iniciativas na primeira edição e responderam à seguinte provocação: como você imagina o mundo daqui a 10 anos? Música, teatro, rodas de leitura, folclore, cultura afro e direitos da mulher estavam entre as 26 iniciativas finalistas lideradas por mulheres. As 16 vencedoras foram selecionadas por meio de uma votação popular online que contabilizou mais de 150 mil votos.


Os depoimentos das finalistas, dos quais destaco dois deles abaixo, comprovam como o reconhecimento do papel das mulheres dentro do contexto da transformação social é fundamental para o empoderamento feminino.


“Gostaria de dizer que é sempre difícil pra mim ter que dizer sobre eu (sic). As perguntas foram simples, porém a dificuldade em dizer o que quero daqui a 5 anos com meu projeto, se eu sou uma influência para alguém... São perguntas bastantes reflexivas e necessárias para uma liderança. As perguntas me levaram a uma memória de trajetória que eu não percebia! Obrigada pela iniciativa de vocês, e torcendo para ser selecionada e dar início e continuar com as minhas oficinas."

 

“Somente gratidão, pois foi a primeira vez que mim (sic) senti reconhecida como mulher fazedora e propagadora de cultura. Sem palavras para agradecer a homenagem de estar inclusa neste projeto de mulheres fortes. Amei. Gratidão."

 

Já o Impactô, nosso projeto de aceleração social para ONGs e Negócios de Impacto, em execução desde 2019, contou com um recorte especial em sua terceira edição, voltada exclusivamente para o público feminino. Como parte de seu escopo, foram capacitadas dez organizações lideradas por mulheres do Paraná, Minas Gerais, Goiás, Piauí e Bahia com atuação nas áreas de educação, cultura, meio ambiente, energias renováveis, desenvolvimento territorial e inovação e tecnologia. O programa ofereceu sessões de capacitação e mentorias, ministradas por profissionais das áreas de gestão administrativa, financeira e marketing pelo período de nove meses. As organizações participantes irão apresentar seus trabalhos finais em meados de abril, quando poderão receber um aporte financeiro de até R$ 90 mil, conforme os resultados das avaliações dos seus desempenhos ao longo do projeto. 

 

A pandemia de Covid-19 tem contribuído negativamente para o cenário de desigualdade entre homens e mulheres. Dados do relatório “The Global Gender Report", de 2021, realizado pelo Fórum Econômico Mundial, revelam que o tempo necessário para equilibrar as condições de igualdade entre os gêneros aumentou em uma geração: de 99,5 anos para 135,6 anos. Diante deste contexto, o Instituto Neoenergia reafirma sua estratégia de estimular o empreendedorismo feminino, oferecendo ferramentas para que as mulheres possam se tornar protagonistas de suas próprias histórias, ao mesmo tempo em que trabalha com parcerias e formação de redes que contribuem para uma sociedade com mais equidade.


Por Renata Chagas - Diretora-Presidente do Instituto Neoenergia

Eu quero:

Compartilhar no: