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Balcão de Ideias e Práticas Educativas

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O Balcão de Ideias e Práticas Educativas é um programa desenvolvido em parceria com o CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) desde 2019. Por meio da capacitação dos professores e gestores escolares, nosso objetivo é fortalecer a formação dos atores escolares das redes da Bahia, São Paulo, Rio Grande do Norte e Paraíba, estimulando a criação de novas práticas educativas, alinhadas às dez Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), inspirando conhecimento.


Ao longo de um processo colaborativo, que fomentou a maior articulação e integração entre os profissionais das redes, foram cocriadas e implementadas práticas educativas inovadoras. O resultado desse projeto pode ser encontrado aqui, na plataforma do projeto onde disponibilizamos as diferentes práticas educativas criadas pelos professores, para outros professores, permitindo sua replicação e inspirando o processo criativo em outras redes do Brasil.


Clique aqui para acessar a plataforma do Balcão de Ideias.


Resultados*



1.181
professores capacitados da Rede Municipal.


258
práticas cocriadas.


05
municípios atendidos em 2019: Caieiras (SP), Francisco Morato (SP), Itaparica (BA), Itapebi (BA) e São Francisco do Conde (BA).


*Dados de 2019.​ ​

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Durante a pandemia, o Balcão de Ideias teve a oportunidade de exercitar a adaptação de suas metodologias e acompanhamentos para uma relação à distância. “Em 2020 precisamos aprender a fazer EAD, pensando no melhor processo de aprendizagem para nossos professores e gestores. Realizamos uma pesquisa para identificar os principais desafios e melhores ferramentas de aprendizagem online, além de elaboramos conteúdos e criarmos uma plataforma de ensino remoto”, explica Nathacha Ferreira, coordenadora de projetos.

 

Em virtude do cenário da pandemia e sobre como continuar apoiando de maneira valorosa as redes de educação, foram escolhidas como estratégias o lançamento da página especial “Educação e Covid-19”, dentro da plataforma online do Balcão de Ideias e a criação e a implementação de três cursos EAD de formação de professores e gestores”.

 

A página “Educação e COVID-19" foi lançada em junho com o propósito de realizar uma curadoria de conteúdos, eventos e boas práticas. “E também possibilitar que os profissionais da área da educação divulguem seus conteúdos e iniciativas relacionadas ao contexto de pandemia”, explica Natacha. Os cursos EAD eram assim divididos: um para professores do ensino fundamental, com foco na BNCC e o desenvolvimento de competências; outro para professores da educação infantil, com foco na BNCC e o desenvolvimento do campo de experiências; e um terceiro com foco na formação dos gestores das secretarias de educação.

 

O desafio aumentava diante das desigualdades existentes nas redes educacionais, como dificuldade de acesso à internet e distância entre escolas e moradia dos alunos. “Pensamos a plataforma considerando a melhor experiência dos nossos professores e gestores, pra ser fácil de usar no celular e sem depender tanto de boa conexão. Criamos cursos assíncronos (que podem ser feitos a qualquer momento) com os tutores, que utilizaram diversas estratégias para apoiar os educadores no uso dos recursos nessa nova realidade”, complementa Nathacha.

 

Lucicleyde Santana, professora do ensino fundamental em Itaparica, Bahia, conta que a formação no Balcão de Ideias foi a sua primeira experiência online em educação.  “Eu me interessei muito em participar, era algo novo para mim. Foi uma oportunidade única que tivemos. Ninguém vivenciou uma prática tão rica como a que o Balcão de Ideias proporcionou pra gente”, conta. A turma em que participava ainda realizou algo incomum para cursos EAD: uma formatura, organizada pelas participantes. Sobre as dificuldades do momento e com as novas práticas, Lucicleyde pontua: “Eu acredito muito na fala de Paulo Freire: sem a curiosidade que nos move, se a gente não busca o que aprender, a gente não tem o que ensinar pro outro. Essa experiência nova, sair da zona de conforto, nos fez chegar até o final, com toda a turma se ajudando”.

 

Uma outra experiência marcante foi a de Solange de Oliveira, professora de educação infantil em Francisco Morato, interior de São Paulo. Ao perceber que uma de suas alunas pouco se comunicava, mesmo para o esperado para a idade, descobriu que os pais eram imigrantes bolivianos, e não falavam o Português. “Só a mãe falava bem pouco. Tive que começar a alfabetizar a mãe e adaptava a atividade pra ela fazer com a filha”. Ela conta que o único acesso com a família era pelo WhatsApp. “Eu printava as atividades e mandava por mensagem; gravava áudios das palavras. Nunca tinha feito isso antes. Eu estava ensinando a mãe, a gente tava acostumada a falar com a criança. Fomos tentando até acertar em que caminho seguir. Aí vi que era só uma adaptação do que eu já fazia normalmente. Ao apresentar o aprendizado na finalização da formação, a experiência de Solange sinalizou para a Secretaria de Educação a necessidade de se pensar um trabalho específico com os filhos de imigrantes na rede escolar.

 

Ao longo de um processo colaborativo, que fomentou a maior articulação e integração entre os profissionais das redes, foram cocriadas e implementadas práticas educativas inovadoras. O resultado desse projeto pode ser encontrado aqui, na plataforma do projeto onde disponibilizamos as diferentes práticas educativas criadas pelos professores, para outros professores, permitindo sua replicação e inspirando o processo criativo em outras redes do Brasil.

 

Clique aqui para acessar a plataforma do Balcão de Ideias.


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