Skip Navigation LinksInstituto Neoenergia > Português (Brasil) > Como Atuamos > Biodiversidade e Mudanças Climáticas > Podcast Coralizar: ouça os seis episódios e descubra um universo

Podcast Coralizar: ouça os seis episódios e descubra um universo

​​​

 

O Instituto Neoenergia, em parceria com o WWF-Brasil, apresenta o Podcast Coralizar, com seis episódios que, de forma prática, aproximam o ouvinte do incrível mundo dos corais. A escolha da semana de 17 de março para o lançamento do podcast não é mero acaso, tendo em vista que no dia 16/03, se celebra o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. 


A data tem como objetivo informar e incentivar a atuação da população acerca de ações que possam diminuir as consequências causadas pelas mudanças climáticas no planeta. Os corais são diretamente afetados pelos efeitos destas transformações e, a partir de pesquisas científicas e estratégias de preservação, todos podemos buscar soluções para mitigar os impactos, preservar a biodiversidade marinha e, consequentemente, a manutenção da vida humana.


O podcast faz parte do Projeto Coralizar, que tem como objetivo restaurar corais na região Nordeste do Brasil, por meio de pesquisas e ações de educação ambiental na APA Costa de Corais e no Atol das Rocas, localizados na costa de Pernambuco. A região possui grande importância ecológica, pois serve de abrigo, alimentação e reprodução para diversas espécies de animais. Atualmente, o projeto beneficia os moradores da região e os mais de 60 mil turistas que a visitam anualmente, além dos jangadeiros que promovem passeios aos bancos de corais. Ao todo, o Coralizar já mapeou 34km de fundo marinho da área de atuação das pesquisas.


O Brasil é um dos países com a maior biodiversidade marinha do planeta, portanto a preservação dos corais repercute justamente na conservação de espécies dos ecossistemas complexos em que estão inseridos. A iniciativa do projeto, e do podcast, resulta na aproximação com a sociedade civil, organizações não-governamentais reconhecidas cientificamente e o poder público, em busca de criação de políticas públicas que unam forças em prol da proteção, restauração e conservação da vida marinha.


Este diálogo está em concomitância com a Década dos Oceanos, iniciativa da ONU que visa conscientizar a população sobre a importância dos oceanos por meio de atividades que fortaleçam a saúde e a sustentabilidade dos mares e incentivando a reflexão sobre ações necessárias para a proteção dos mares.. Esta força tarefa é fundamental para o comprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, para a qual o Instituto Neoenergia, através do projeto Coralizar, contribui diretamente com os 13 - Ação contra a Mudança Global do Clima , 14 - Vida na Água, 15 - Vida Terrestre e 17 - Parcerias e Meios de Implementação e indiretamente com o ODS 4 - Educação de Qualidade.


O Coralizar é uma parceria do Instituto Neoenergia com o WWF-Brasil, com participação da BioFábrica de Corais e Instituto Nautilus.  Tem apoio das universidades Federal e Rural de Pernambuco e da Associação dos Jangadeiros de Porto de Galinhas.

 Preservar nossos corais é preservar nosso Patrimônio Natural e o Instituto Neoenergia, por meio do Projeto Coralizar, contribui para a conservação dos corais e dos oceanos.

 

Quer conhecer mais sobre os corais?

 

Os seis episódios da série já estão disponíveis no  Spotify​ ​ e SoundCloud do WWF-Brasil. ​


EP.1 O que são os corais?

EP.2 Mudanças climáticas e o branqueamento de corais

EP.3 Restauração de recifes de corais

EP.4 Inovação​

EP.5 O turismo e os corais

EP.6 Oceano Profundo



Eu quero:

Compartilhar no: