Outras iniciativas


Pantanal


O Instituto Neoenergia mobilizou uma doação emergencial para o combate às consequências queimadas do Pantanal, bioma brasileiro que, de janeiro a outubro de 2020, teve mais de 27% de área degradada. As doações foram destinadas às organizações não governamentais Instituto Arara Azul e SOS Pantanal, que já atuam na região, promovendo conservação da biodiversidade e dos recursos naturais.

Com isso, abraçamos as ações do Instituto Arara Azul, que para mitigar os impactos das queimadas na região, forneceram alimento e água para as araras azuis, espécie ameaçada de extinção, com o objetivo de suprir a deficiência emergencial. Além disso, foram instalados ninhos artificiais em árvores para substituir as cavidades, que são seu habitat natural, mas que foram destruídas pelas chamas.


Contemplamos, também, as ações do Instituto Socioambiental da Bacia do Alto Paraguai SOS Pantanal, que visam a sustentabilidade social, ambiental e econômica da região. Atuamos desde o resgate e o suporte à fauna silvestre até o suporte às comunidades afetadas, através de cestas básicas e insumos essenciais para o combate às chamas nas áreas próximas.


CEMAM


                    


Instituto Neoenergia e CEMAM celebraram uma parceria em decorrência do grande vazamento de petróleo cru, que atingiu as praias das regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, com grande impacto na costa do estado do Rio Grande do Norte. Pensando em garantir um local seguro para a desova de tartarugas, foi criado um cercado de incubação, que possibilitou o transporte, alocação e monitoramento seguro dos ninhos, garantindo a perpetuação da espécie, que em média eclode 12.000 ovos nas praias do RN todos os anos.

O projeto, criado por alunos e professores da UERN (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte) desenvolveu uma operação intensa, durante 114 dias, no monitoramento e resgate de animais em 80 praias do estado, totalizando 62 mil quilômetros, no resgate de espécies atingidas, como tartarugas e aves marinhas. Ainda, o projeto busca envolver comunidades costeiras na conscientização e devolução dos animais ao seu habitat, depois de tratados na unidade própria de recuperação veterinária.

O CEMAM, Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental, é nosso parceiro nessa iniciativa, e desde 2009 realiza atividades de pesquisa, monitoramento e conservação do meio ambiente em ecossistemas marinhos, costeiros e terrestres associados.


Eu quero:

Compartilhar no: