Skip Navigation LinksInstituto Neoenergia > Português (Brasil) > Como Atuamos > Arte e Cultura > Programa de Iluminação Cultural

Programa de Iluminação Cultural

​​​​​​​​

O Programa de Iluminação Cultural, iniciado em 2015, tem como objetivo a conservação e recuperação de edificações emblemáticas do país, valorizando seu legado histórico, apoiando o desenvolvimento socioeconômico e fortalecendo o turismo sustentável. Por meio da instalação de iluminação ecoeficiente, atividades de pesquisa, intervenções culturais e ações de educação patrimonial, a iniciativa resgata a memória e fortalece o laço das comunidades com seus equipamentos culturais.

 

Para o Instituto Neoenergia, a salvaguarda do patrimônio histórico brasileiro está diretamente associada à valorização das tradições culturais. Promover a conexão da população com sua identidade é uma forma de resgatar a memória local, impulsionando a inclusão social, geração de trabalho e renda e criação de novas oportunidades. Acreditamos na potência dessa relação íntima e simbiótica entre corpo social e construções históricas, afirmando nosso compromisso com a preservação da cultura nacional para contribuir com o alcance das metas da Agenda 2030 da ONU.

 

Desde 2015, o Programa de Iluminação Cultural promoveu a revitalização de cinco monumentos: a Cruz de Cabrália, em Santa Cruz de Cabrália (BA); o Forte das Cinco Pontas, em Recife (PE); a Fortaleza da Barra Grande, no Guarujá (SP); o Memorial Câmara Cascudo, em Natal (RN); o Theatro Cinema Guarany, em Triunfo (PE). No momento, a iniciativa está trabalhando na salvaguarda das ruínas da Igreja Senhora Santana, em Rio de Contas (BA), edificação de alvenaria de pedra tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que começou a ser erguida no século XVIII e nunca chegou a ser concluída. O trabalho está sendo desenvolvido em parceria com a Brasilis Produção Cultural.

 

Além do novo projeto luminotécnico, que será inaugurado em um evento que pretende mobilizar fazedores da cultura, moradores e autoridades da região, a iniciativa desenvolverá uma ação de educação patrimonial nas escolas públicas do município. Com o apoio de professores e arte-educadores, os estudantes serão estimulados a conhecerem mais sobre o rico patrimônio cultural do município, em especial, sobre o passado da Igreja Senhora Santana e sua relevância cultural, desfrutando do despertar de um sentimento de orgulho na comunidade que dispõe de um conjunto arquitetônico de 287 edificações tombadas pelo IPHAN.

 

Saiba mais sobre os projetos já executados pelo Programa de Iluminação Cultural:​



2021 - Theatro Cinema Guarany​


2020 - Memorial Câ​​mara Cascudo


2019 - Fortaleza da Barra Grande


2018 - Forte das Cinco Pontas


2015 - Cruz de Cabrália


Eu quero:

Compartilhar no: