Skip Navigation LinksInstituto Neoenergia > Português (Brasil) > Como Atuamos > Arte e Cultura > Programa de Iluminação Cultural

Programa de Iluminação Cultural

​​​​​​​​

O Programa de Iluminação Cultural, iniciado em 2015, tem como objetivo a conservação e recuperação de edificações emblemáticas do país, valorizando seu legado histórico, apoiando o desenvolvimento socioeconômico e fortalecendo o turismo sustentável. Por meio da instalação de iluminação ecoeficiente, atividades de pesquisa, intervenções culturais e ações de educação patrimonial, a iniciativa resgata a memória e fortalece o laço das comunidades com seus equipamentos culturais.

 

Para o Instituto Neoenergia, a salvaguarda do patrimônio histórico brasileiro está diretamente associada à valorização das tradições culturais. Promover a conexão da população com sua identidade local desperta um senso de pertencimento, impulsionando a inclusão social, geração de trabalho e renda e criação de novas oportunidades. Acreditamos na potência dessa relação íntima e simbiótica entre corpo social e construções históricas, afirmando nosso compromisso com a preservação da cultura brasileira para contribuir com o alcance das metas da Agenda 2030 da ONU.

 

Desde 2015 o Programa de Iluminação Cultural promoveu a revitalização de quatro monumentos: a Cruz de Cabrália, em Santa Cruz de Cabrália (BA); o Forte das Cinco Pontas, em Recife (PE); a Fortaleza da Barra Grande, no Guarujá (SP); o Memorial Câmara Cascudo, em Natal (RN). No momento, a iniciativa está trabalhando na salvaguarda do Cine Theatro Guarany, em Triunfo (PE), um dos mais belos cartões-postais do estado e que completa 100 anos em 2022, em parceria com a Brasilis Produção Cultural, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e as secretarias municipal e estadual de educação.

 

Além do novo projeto luminotécnico, que será inaugurado em um evento que pretende mobilizar artistas, moradores e autoridades da região, a iniciativa está desenvolvendo atividades de educação patrimonial nas escolas do município. Com o apoio de professores e arte-educadores, os estudantes são estimulados a conhecerem sobre o passado do Guarany e sua relevância cultural, desfrutando do despertar de um sentimento de orgulho por fazer parte da trajetória centenária desse patrimônio tombado pela Fundarpe.

 

Saiba mais sobre os projetos já executados pelo Programa de Iluminação Cultural:



2020 - Memorial Câmara Cascudo


2019 - Fortaleza da Barra Grande


2018 - Forte das Cinco Pontas


2015 - Cruz de Cabrália


Eu quero:

Compartilhar no: