Em sua primeira edição, o Inspirar busca reconhecer, celebrar e amplificar histórias de transformações sociais em territórios periféricos através de iniciativas de arte e cultura lideradas por mulheres, com potencial de efeito multiplicador. E foi justamente isso que o comitê técnico de seleção do prêmio encontrou nas inscrições de organizações, coletivos de mulheres e de pessoas físicas, tornando um grande desafio a seleção das 26 finalistas.
Samba, folclore, incentivo à leitura, moda, direitos humanos, artes cênicas e visuais, educação: a diversidade das finalistas mostra o potencial e o alcance de mulheres que fazem a diferença!
As categorias se dividem em Pessoa Física; MEI; Coletivos; e Produtoras Culturais e Instituições do 3º setor.
CATEGORIA: PESSOA FÍSICA - RIO
Adorina Guimarães Barros
Mulheres na Roda de Samba é um movimento de sororidade, idealizado pela cantora e gestora cultural Dorina, que acontece na cidade do Rio de Janeiro.
Flávia Souza da Cruz Serino
Afrolaje é um conjunto de ações que fortalecem as tradições culturais, a identidade afrobrasileira e as histórias do subúrbio do Rio de Janeiro.
Josete Lima Cavalcante
Roda de ideias faz oficinas temáticas para mulheres e crianças, com temas como educação, cultura, política, direito social, entre outros.
Marcia Raquel Alves de Araujo
Viaduto Literário aposta no acesso à arte e educação através de rodas de leitura e oficinas de literatura infantil em territórios de favela no Rio de Janeiro.
Pâmela Cristina Nunes de Carvalho
“Arte, Cultura, Memórias e Identidades da Redes” é um eixo do Redes da Maré que luta pela garantia de direitos (e acesso pleno à cultura) para moradores das 16 favelas da Maré.
Vanessa Regina Ribeiro de Oliveira dos Santos
Associação Ler e Saber na Comunidade é uma biblioteca comunitária que promove ações educativas através da literatura infantil para adolescentes do Morro da Congonha, em Madureira.
CATEGORIA: PESSOA FÍSICA - PERNAMBUCO
Andrea Veruska de Souza Araujo
“Do Gênero Performativo às Performatividades de Gênero” levou às ruas um espetáculo teatral e três performances, além de ter criado uma websérie, para discutir as opressões machistas sobre as mulheres.
Carmem Virgínia Barbosa dos Santos
“Comida de Quinta” traz autoestima e sabor para a casa dos brasileiros, com conteúdos de resgate ancestral e visibilidade negra e receitas acessíveis e populares.
Katarina da Silva Barbosa
“Visto o que é meu!” realiza oficinas de confecção de indumentárias através do estudo e valorização de raízes negras junto a comunidades quilombolas de Pernambuco.
Luana Costa Santos
"Criativo Espaço de Arte” é uma escola popular de arte que busca promover vivências artísticas.
Maria Imaculada Salustiano Soares
“Flor de Manjerona” é o primeiro cavalo marinho comandado por mulheres no Brasil e empodera mulheres brincantes a atuarem ativamente na Cultura Popular e na sociedade através da poesia, da música e da dança.
Odília Renata Gomes Nunes
“No meu terreiro tem arte” é um projeto fomentador de Cultura que desde 2015 compartilha espetáculos e oficinas de teatro, circo, música, cultura popular, cinema e literatura em comunidades rurais.
CATEGORIA: MEI - PERNAMBUCO
Joaneide Alencar
“A arte que faz o Careta” promove oficinas de máscaras e relhos para crianças e adolescentes, ajudando a formar novos brincantes e futuros artesãos.
Samba Soul Delas
É um bloco carnavalesco formado e pensado por mulheres que assume também o compromisso social de promover ações e intervenções na comunidade para além da música.
CATEGORIA: MEI - RIO
Isabela Souza
“Galpão Bela Maré” é um projeto do Observatório de Favelas voltado à democratização e difusão de todos os tipos de expressões artísticas, especialmente das artes visuais.
Valéria Glória
“Dança para Todos” oferece aulas diárias de dança e ações de cidadania para mais de 100 crianças e suas famílias na Cidade de Deus.
CATEGORIA: COLETIVO - PERNAMBUCO
Amorforte
“Amorforte” é um projeto que busca despertar no cidadão o conhecimento dos seus direitos e deveres, mapeando e realizando ações de intervenção na comunidade local.
Baque - Empoderamento Feminino
O Maracatu Baque Mulher reúne mulheres plurais pelo mundo que juntas ecoam vozes e tambores na luta contra violências e opressões.
Boi Mandingueiro
“Boi Mandingueiro” é um espaço de lazer cultural com rodas temáticas, oficinas, ensaios e apresentações coordenadas por mulheres negras.
CATEGORIA: COLETIVO - RIO
Apadrinhe um Sorriso
O “Apadrinhe um Sorriso” busca transformar a vida de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Duque de Caxias através de rodas de leitura, sarau, futebol, capoeira e outras atividades.
Mó Coletivo
O “Mó Coletivo” produz e incentiva performances produzidas por artistas de periferia e é composto por 4 mulheres negras artistas e pesquisadoras de origem periférica.
AtelieERÊ
“AtelieERÊ” é um ateliê criativo e itinerante que proporciona vivências criativas para crianças e suas famílias a partir da cultura afrodiaspórica.
CATEGORIA: PJ - PERNAMBUCO
Amunam
“Amunam” trabalha no enfrentamento da violência doméstica, no direito e cidadania, comunicação social e cultura
Aria Social
O “Aria Social” oferece formação e profissionalização em música e dança a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
CATEGORIA: PJ - RIO
Instituto Entre o Céu e a Favela
O “Entre o Céu e a Favela” promove através da arte, educação e qualificação profissional o desenvolvimento de crianças, jovens e mulheres moradores da Primeira Favela do Brasil, o Morro da Providência.
Na Ponta dos Pés
O “Na Ponta dos Pés” desenvolve um conjunto de ações de arte, cultura, educação, esporte e qualificação profissional para crianças, jovens e adultos do Morro do Adeus.