Skip Navigation LinksInstituto Neoenergia > Português (Brasil) > Como Atuamos > Arte e Cultura > Caravana Energia que Transforma

Caravana Energia que Transforma

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Iniciativa integrante do pilar de Arte & Cultura do Instituto Neoenergia, a Caravana surgiu como uma forma de apoiar gestores e projetos sociais a estruturarem melhor suas iniciativas, além de facilitar um ambiente de troca sobre as melhores práticas do setor cultural. O objetivo é que os participantes profissionalizem a gestão de suas organizações e, com isso, aumentem as chances de captação de recursos, como o enquadramento em editais de leis de incentivo, como o próprio Transformando Energia em Cultura, do Instituto.


Os resultados até aqui têm sido incríveis: entre 2020 e 2021, foram formados 524 gestores em 108 municípios dos estados da Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco. ​




Estão abertas, entre os dias 21 e 31 de março, as inscrições para a 3ª edição da Caravana Energia que Transforma. O programa promove capacitação a produtores culturais, gestores de organizações sem fins lucrativos (ONGs) e grupos que atuam com iniciativas socioculturais de todo o Brasil. 


Ao longo de oito meses, serão realizados encontros bimestrais de formação, a partir das temáticas de economia criativa, mobilização de recursos, estratégia de projetos, agenda 2030, gestão, prestação de contas, fontes de financiamento e práticas de colaboração criativa, totalizando 20 encontros. 


Em sua maioria, as formações serão online e acontecerão à noite, para facilitar a participação daqueles que trabalham durante o dia, com exceção do último encontro de encerramento que, a princípio, será presencial. 



Tivemos 4 cursos e 2 imersões ​em 2021, totalizando 912 inscritos e 375 ​participantes.

A Caravana ocorreu nos estados da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.


149 gestores socioculturais beneficiados nos 3 cursos realizados.

Participantes de mais de 25 cidades do Rio Grande do Norte.

​​
Carla Alves - Projeto Sarau Quinta das Artes
carla.png
"Foi muito elucidativo e motivador porque convivi com outras lideranças que estavam vivendo as mesmas angústias que eu e despertei para novas possibilidades de execução do projeto, que não conseguia vislumbrar antes. Acabamos de finalizar um material audiovisual que será utilizado por professores das escolas com conteúdo do nosso Sarau".​


"Eu achei a imersão incrível, queria muito ter conseguido participar mais porque às vezes a gente cria uma ideia de que o voluntário é que está lá para servir e compartilhar conhecimentos, mas o aprendizado é muito maior! Principalmente quando se fala de ONG's e trabalhos sociais, a troca de informações e vivências é muito rica! Fora isso, esse método "Impacto Social Canvas" do Ekloos é bem interessante, já pensei em adaptar e aplicar em outros projetos, não necessariamente de cunho social."
- Flávia Calheira Alencar


Heldene Santos - Inter Ação

heldene.png


“Antes, tínhamos muita insegurança em propor nossos projetos mas depois que fiz o curso conseguimos abrir um leque de oportunidades. O Caravana trouxe mesmo muita energia pra gente. Fiz a capacitação em 2020 e, a partir dela, conseguimos aprovar mais três projetos com leis de incentivo, inclusive a recente Lei Aldir Blanc”.



​"Foi uma experiência muito boa!
Como eu falei pra vocês: não sei como fizeram o crivo dos projetos, mas vocês me colocaram no que tinha a minha cara.
Trabalhar com o projeto do CineForró em parceria com o Augusto e a Mariana, além do auxílio de toda equipe da Ekloos, foi me transportar para minha cidade natal e reviver várias coisas.
E poder contribuir de alguma forma para o projeto, que tem uma questão de assistência social tão importante para uma região como a de Tangará foi a cereja do bolo. 
Além disso, acredito que nós de inovação temos que olhar cada vez mais para projetos desse tipo e abrir a mente para todos os benefícios que geram. 
No mais, adorei a oportunidade e fico a disposição para ajudar como puder!"
- Francisco Samuel de Souza

Eu quero:

Compartilhar no: