Imagine atuar em três frentes que podem impactar diretamente no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de vários territórios. Essa é a proposta do programa SER, cuja sigla corresponde aos três pilares que compõem o índice: Saúde, Educação e Renda. O SER foi idealizado pela Neoenergia, com o apoio do Instituto Neoenergia e será executado pela Agência de Desenvolvimento Econômico Local (ADEL).
O programa, que foi iniciado em 2020, atua em comunidades na Paraíba e no Rio Grande do Norte, próximas aos parques eólicos e linhas de transmissão da companhia, impulsionando tecnologias sociais que buscam transformar a realidade local e impactar o IDHM. Os projetos de cada pilar são financiados via subcrédito social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Quais os impactos esperados nos três eixos?
SAÚDE
Aumentar a expectativa de vida por meio do acesso à água e ao saneamento básico. Projetos com foco no desenvolvimento de estruturas de saneamento rural, com base em inovações tecnológicas, para promover o acesso à água e ao saneamento básico nas residências e nas atividades produtivas.
EDUCAÇÃO
Incentivar o desenvolvimento da educação de crianças, adolescentes e jovens por meio de projetos socioeducacionais. Contribuir para reduzir a evasão escolar e para melhoria da estrutura física das escolas e bibliotecas comunitárias, além da melhora da qualidade do ensino, a partir da qualificação dos professores e ações para valorizar a cultura local, com atividades de complementação ao conteúdo do currículo formal.
RENDA
Colaborar para o aumento da renda per capita dos municípios atendidos por meio de projetos de capacitação e empreendedorismo. Projetos para geração de trabalho e renda com moradores de comunidades rurais em situação de vulnerabilidade social.
Territórios atendidos:
O Programa SER é desenvolvido em 14 comunidades da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
