Skip Navigation LinksInstituto Neoenergia > Português (Brasil) > Mídia > Instituto Neoenergia lança prêmio para reconhecer iniciativas de arte e cultura lideradas por mulheres

Instituto Neoenergia lança prêmio para reconhecer iniciativas de arte e cultura lideradas por mulheres

20/05/2021

​​​premioinspirar_banner_ineo

Prêmio Inspirar é uma iniciativa inovadora que valoriza as transformações sociais pela arte e pela cultura

Sua primeira edição vai reconhecer e impulsionar o trabalho realizado por lideranças femininas de comunidades vulneráveis da cidade do Rio de Janeiro, da Baixada Fluminense ou​ de Pernambuco   

Todas as finalistas receberão o Selo Prêmio Inspirar 2021  


O Instituto Neoenergia lança, nesta sexta-feira (21), a primeira edição do Prêmio Inspirar. A finalidade é valorizar iniciativas de arte e cultura que promovam transformações sociais e acelerem o progresso rumo ao desenvolvimento sustentável. A primeira edição do Prêmio pretende reconhecer iniciativas de lideranças femininas da cidade do Rio de Janeiro, da Baixada Fluminense ou de Pernambuco.​ Esta nova frente do Instituto Neoenergia tem a colaboração da Neoenergia e da Celpe, e conta com a parceria técnica da Baluarte Cultura.


“A criação do prêmio, neste momento desafiador que vive o Brasil, tem desde a escolha do seu nome o desejo de inspirar mais pessoas a pensarem em soluções que contribuam ao desenvolvimento sustentável. Muitas mulheres têm realizado ações fantásticas em suas comunidades, superando os imensos desafios da desigualdade social, agravados com a pandemia. Queremos reconhecer e valorizar iniciativas lideradas por elas que, muitas vezes anonimamente, promovem grandes transformações sociais em suas regiões”, explica Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia. 


O Prêmio Inspirar responde também ao chamamento da ONU à Década da Ação - que conclama a empresas, governos e sociedade civil para que se mobilizem ao alcance das metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030. Em sua primeira edição, o prêmio definiu o fortalecimento do ODS 5 (Igualdade de Gênero) e vai contemplar iniciativas lideradas por mulheres, cis ou trans, e de grupos sub-representados, como o de povos originários, quilombolas, negros, minorias étnicas, PcD e LGBTQI+. 


“O novo Prêmio Inspirar é uma forma de a Celpe contribuir com o desenvolvimento desses projetos e, principalmente, com seu reconhecimento. São mulheres que dedicam a vida a essas iniciativas de impacto social, que muitas vezes transformam uma realidade social, econômica ou mesmo educacional em seus campos de atuação. Promover esse reconhecimento é uma forma de incentivar essas pessoas a permanecerem firmes nesses projetos”, afirmou o presidente da Celpe, Saulo Cabral. 


“Para nós, é uma iniciativa muito importante, principalmente pelo que ela representa ao cenário cultural, que foi muito impactado com os problemas oriundos da pandemia. Queremos reconhecer e homenagear essas mulheres que, mesmo diante de todas as dificuldades, mantiveram seus projetos, motivando e transformando suas comunidades através da arte e da cultura”, diz Paula Brandão, diretora da Baluarte Cultura. 


As lideranças femininas poderão se inscrever no prêmio, no site do Instituto Neoenergia www.institutoneoenergia.org.br, a partir das 10h desta sexta-feira (21), até as 18h do dia 21 de junho. As etapas de seleção consistem na triagem inicial, na qual uma equipe técnica avaliará o preenchimento correto da inscrição, a de pré-seleção, com análise dos projetos - realizada por um comitê de notório saber composto por mulheres-, que atendem aos critérios de Inspiração, Transformação, Articulação e Diversidade/Criatividade, momento no qual serão anunciados as finalistas, e a de votação popular, no qual ​a sociedade civil vai escolher, entre os dias 7 e 20 de setembro, as vencedoras do Prêmio. A cerimônia de premiação será online, com transmissão nos canais do Youtube e Facebook da Celpe e da Neoenergia, no dia 23 de setembro. 



Eu quero:

Compartilhar no: