Skip Navigation LinksInstituto Neoenergia > Português (Brasil) > Mídia > Cosern e Instituto Neoenergia lançam edital para seleção de projetos socioculturais na próxima terça-feira (13)

Cosern e Instituto Neoenergia lançam edital para seleção de projetos socioculturais na próxima terça-feira (13)

11/04/2021

​​release-lancamento-edital-cosern-2021​​​

Cosern e o Instituto Neoenergia vão lançar na próxima terça-feira (13), por meio de uma live no Youtube e Facebook entre 15h e 16h, o Edital 2021 “Transformando Energia em Cultura”, que concederá apoio financeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, para projetos socioculturais que contribuam com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e valorizem a cultura local. 

live, realizada na semana do Dia Mundial da Arte (15) e destinada a organizações e produtores do setor cultural do estado, vai contar com a presença do Diretor Presidente da Cosern, Márcio Caires, da Diretora do Instituto Neoenergia, Renata Chagas, do Superintendente de Comunicação Externa da Neoenergia, Marcus Barros, da Gerente de Comunicação Externa e Relações Institucionais da Cosern, Karine Severo, da Presidente do Instituto Ekloos, Andrea Gomide e do Presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto. O evento terá a apresentação/mediação feita pela jornalista Paulina Chamorro. 

De acordo com Renata Chagas, "o processo de seleção concederá apoio financeiro para projetos socioculturais que tenham como meta o impacto social e a transformação de pessoas e comunidades em todo estado, atendendo prioritariamente crianças e jovens em vulnerabilidade social e/ou que desenvolvam ações voltadas para a geração de trabalho e renda. O período de recebimento de propostas de projetos vai desta terça-feira (13) até o dia 17 de maio pelo site do Instituto Neoenergia​, explicou Renata. 

Para Márcio Caires, Diretor Presidente da Cosern, O investimento na cultura potiguar é um compromisso da Cosern há mais de 20 anos, como empresa socialmente responsável junto às comunidades onde atuamos. A parceria com o Instituto Neoenergia fortalece ainda mais nossa atuação para darmos continuidade ao nosso trabalho e missão, afirmou Márcio Caires. 

Ações do Instituto Neoene​rgia em todo Brasil 

O Instituto Neoenergia lançou seu site (www.institutoneoenergia.org.br) em dezembro de 2020, onde apresenta suas iniciativas voltadas com o compromisso de contribuir para o desenvolvimento das organizações da sociedade civil alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no alcance das metas da Agenda 2030 nas regiões onde a Neoenergia está presente. 


Fundado em 2015 com o nome de Instituto Iberdrola Brasil e braço de atuação da Fundación Iberdrola España no país, passou a se chamar Instituto Neoenergia em 2018, atuando em áreas que promovessem a inclusão social e a redução das desigualdades, a partir dos pilares de Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional.


Para 2021, o Instituto Neoenergia definiu como parte do seu planejamento, dar foco para a “Década da Ação” – um chamamento estabelecido pela ONU no final de 2020 -, voltado às lideranças das organizações e governos, para que acelerem e revisem suas práticas em Sustentabilidade e ESG, a fim de que alcancemos os ODS. 


Com isso, ampliou ainda mais os programas de capacitação das organizações sociais – ONGs e Negócios de Impacto, com o objetivo de prover ferramentas para melhorar sua gestão e conseguir captar recursos para seguir em frente com seus projetos – que passaram por adaptações diante da pandemia. 


Além disso, continua apoiando projetos socioculturais, pensando junto com seus parceiros as soluções para sair da crise e reinventar o modelo de trabalho. Em parceria com o Instituto Ekloos, ampliou a capacitação a gestores socioculturais em uma caravana de conhecimento no Rio Grande do Norte. 


Cosern – A Cosern realiza a iniciativa de apoiar projetos culturais no Rio Grande do Norte, pela Lei Câmara Cascudo, há mais de 20 anos. Neste período, já apoiou mais de 250 projetos socioculturais. 


Fundação José Augusto – Gerencia museus, bibliotecas, escolas de arte, teatros, corais, um parque e casas de cultura, totalizando 49 equipamentos culturais e 4 grupos artísticos. É também responsável por dois programas permanentes, um de financiamento da produção cultural, a Lei Câmara Cascudo, e um de apoio às manifestações da cultura popular, o Registro do Patrimônio Vivo, pelo Fundo Estadual de Cultura. 


Instituto Ekloos – O edital 2021 conta com o apoio técnico da maior aceleradora social do Brasil, que visa impulsionar o desenvolvimento de Organizações da Sociedade Civil e Negócios Sociais. ​


Eu quero:

Compartilhar no: