Skip Navigation LinksInstituto Neoenergia > Português (Brasil) > Mídia > Coelba e Instituto Neoenergia lançam edital Transformando Energia em Cultura 2021 para a seleção de projetos socioculturais em live nesta quinta-feira (15)

Coelba e Instituto Neoenergia lançam edital Transformando Energia em Cultura 2021 para a seleção de projetos socioculturais em live nesta quinta-feira (15)

14/04/2021


release-lancamento-edital-coelba-2021 


Nesta quinta-feira (15), data em que se comemora o Dia Mundial da Arte, a Coelba e o Instituto Neoenergia vão lançar o Edital 2021 “Transformando Energia em Cultura”, por meio de uma live no Youtube e Facebook da Coelba, das 15h às 16h. O edital concederá apoio financeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura da Bahia - Fazcultura, para projetos socioculturais que contribuam com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e valorizem a cultura local. 


live, destinada a organizações e produtores do setor cultural do estado, vai contar com a presença do Diretor Presidente da Coelba, Luiz Antonio Ciarlini; da Diretora do Instituto Neoenergia, Renata Chagas; do Superintendente de Comunicação Externa da Neoenergia, Marcus Barros; da Gerente de Comunicação Externa e Relações Institucionais da Coelba, Amine Darzé; da Presidente do Instituto Ekloos, Andrea Gomide e do Superintendente Estadual de Promoção Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Alexandre Simões. A apresentação e mediação do evento será da jornalista Paulina Chamorro. 


De acordo com Renata Chagas, “o processo de seleção concederá apoio financeiro para projetos socioculturais que tenham como meta o impacto social e a transformação de pessoas e comunidades em todo estado, atendendo prioritariamente crianças e jovens em vulnerabilidade social e/ou que desenvolvam ações voltadas para a geração de trabalho e renda. O período de recebimento de propostas de projetos vai desta quinta-feira (15) até o dia 17 de maio pelo site do Instituto Neoenergia”, explicou Renata. 


“O incentivo à cultura local está ancorado nas diretrizes da companhia de atuar como agente transformador junto às comunidades da nossa área de concessão. A parceria com o Instituto Neoenergia fortalece ainda mais nossa atuação na promoção da diversidade cultural da Bahia”, destaca Luiz Antonio Ciarlini, diretor Presidente da Coelba.


Ações do Instituto Neoenergia em todo Brasil


O Instituto Neoenergia lançou seu site em dezembro de 2020, onde apresenta suas iniciativas voltadas com o compromisso de contribuir para o desenvolvimento das organizações da sociedade civil alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no alcance das metas da Agenda 2030 nas regiões onde a Neoenergia está presente.


Fundado em 2015 com o nome de Instituto Iberdrola Brasil e braço de atuação da Fundación Iberdrola España no país, passou a se chamar Instituto Neoenergia em 2018, atuando em áreas que promovessem a inclusão social e a redução das desigualdades, a partir dos pilares de Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional. 


Para 2021, o Instituto Neoenergia definiu como parte do seu planejamento, dar foco para a “Década da Ação” – um chamamento estabelecido pela ONU no final de 2020 -, voltado às lideranças das organizações e governos, para que acelerem e revisem suas práticas em Sustentabilidade e ESG, a fim de que alcancemos os ODS. 


Com isso, ampliou ainda mais os programas de capacitação das organizações sociais – ONGs e Negócios de Impacto, com o objetivo de prover ferramentas para melhorar sua gestão e conseguir captar recursos para seguir em frente com seus projetos – que passaram por adaptações diante da pandemia.  


Além disso, continua apoiando projetos socioculturais, pensando junto com seus parceiros em soluções para sair da crise e reinventar o modelo de trabalho. Em parceria com o Instituto Ekloos, deu início à capacitação de gestores socioculturais da Bahia em uma caravana de conhecimento intitulada Caravana “Energia Que Transforma”.


Coelba – Para a Coelba, o incentivo à cultura, por meio do apoio a projetos socioculturais, está ancorado nas diretrizes da companhia, que vê a cultura como agente transformador da sociedade. Os projetos apoiados pela distribuidora, bem como os patrocínios, são um importante elemento de integração da empresa com a sociedade e de contribuição para o desenvolvimento sustentável do estado. 


Baseada no respeito aos costumes e culturas locais, no desenvolvimento das pessoas e na disseminação de valores socioambientais, a empresa seleciona projetos que tenham como característica a promoção e divulgação da diversidade da cultura local, a valorização da contribuição da arte e da cultura para o desenvolvimento sustentável e a promoção da inclusão de crianças, jovens e pessoas com deficiência por meio de atividades de formação, capacitação e que incentivem a geração de renda e emprego. 


Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) tem como missão formular e implementar, de forma articulada com a sociedade, políticas públicas que expressem a centralidade da cultura na transformação e no desenvolvimento social e valorizem a diversidade cultural da Bahia, nas suas dimensões simbólica, econômica e de cidadania, levando em consideração as particularidades dos 27 territórios culturais do Estado. 


Instituto Ekloos – O edital 2021 conta com o apoio técnico da maior aceleradora social do Brasil, que visa impulsionar o desenvolvimento de Organizações da Sociedade Civil e Negócios Sociais. 

 ​

Eu quero:

Compartilhar no: