Skip Navigation LinksInstituto Neoenergia > Português (Brasil) > Mídia > 8 filmes para mergulhar fundo na Década dos Oceanos

8 filmes para mergulhar fundo na Década dos Oceanos

07/06/2021

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

capa-dia-dos-oceanos
O dia 8 de Junho é o Dia Mundial dos Oceanos, que ocupam 71% da superfície da Terra. Fonte de alimentação, eles são vida e lar de diversas espécies marinhas essenciais para o equilíbrio do nosso planeta, como os recifes de corais. 

Para mostrar porque o oceano nos é tão importante, reunimos 8 filmes que nos (re)conectam com eles. Mergulhe fundo!


1- ​PROFESSOR POLVO (2020)​
1h25m
 
O documentário vencedor do Oscar é um diário visual do fascínio de um mergulhador com um polvo, numa linguagem sensível que mostra a vida marinha em microcosmo. Dá pra assistir com a criançada na Netflix.

​​


2- EM BUSCA DOS CORAIS (2017)
1h29m
Mergulhadores, cientistas e fotógrafos dos de todo o mundo promovem uma campanha submarina para documentar o desaparecimento dos recifes de coral. Assista na Netflix.

2- SEASPIRACY (2021)
1h30m
Documentário que investiga o impacto ambiental da pesca industrial, seguindo as consequências da trilha humana sobre a vida marinha. Disponível na Netflix.

4- PLANETA OCEANO (2014)
1h28m
Pesquisadores, oceanógrafos e biólogos de vários países juntam-se para documentar em imagens belíssimas as relações entre os seres que habitam os mares e sua relação conosco. YouTube Planet Ocean.​


5- OCEANOS DE PLÁSTICO (2016)
1h40m
Descartes plásticos levados por correntes marinhas formam verdadeiros oceanos de plástico. Documentário que sublinha a urgência de repensarmos nossa relação com o material e suas consequências. Traga as crianças para assistir também na Netflix.

6- MISSION BLUE (2014)
1h34m
O documentário conta a história da bióloga marinha Sylvia Alice Earle e sua campanha para criar uma rede global de áreas marinhas protegidas, as chamadas áreas de esperança. Disponível na Netflix.

7- ONE BREATH AROUND THE WORLD (2019)
12m
Curta-metragem em que o campeão francês de mergulho livre/apneia (isto é, prendendo a respiração) e sua esposa mostram um olhar escondido sobre o fundo do mar. As crianças vão gostar também. Disponível no YouTube​

8- MADRACIS (2021)
22m
Mini-documentário que descreve os bastidores da descoberta do recife de coral mais ao sul do Atlântico por pesquisadores brasileiros, e os seus desdobramentos. Youtube LABECMar Unifesp.
​​​


Pronto pro mergulho? Com o projeto Coralizar, buscamos tornar a restauração, manutenção e a adaptação desses recifes uma agenda prioritária no Brasil.

Nade também pelo projeto Coralizar​, uma parceria do Instituto Neoenergia com o WWF-Brasil para a preservação dos recifes de corais. Juntos podemos alcançar os objetivos da ONU para a Década dos Oceanos.​

Eu quero:

Compartilhar no: