Resgatando a História

​​​​​​​​​

resgatando-a-historia-banner

Apoiar a arte e a cultura brasileiras faz parte da nossa trajetória. Por isso fomos convidados a ser um dos parceiros fundadores do Resgatando a História, uma iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O objetivo é restaurar e revitalizar patrimônio material, imaterial e de acervos memoriais em todo o país.

 

A seleção pública vai escolher propostas de restauração, conservação ou valorização de patrimônios históricos materiais e imateriais que tenham sido reconhecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). No caso de materiais, podem se candidatar projetos que sejam apenas reconhecidos por órgãos estaduais ou distritais de proteção ao patrimônio histórico. Também serão contemplados acervos memoriais que tenham sido tombados pelo IPHAN, registrados em nível nacional ou mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) ou que façam parte de acervos bibliográficos raros no “Catálogo do Patrimônio Bibliográfico Nacional – CPBN".

 

Para receberem apoio financeiro, os projetos deverão ter valor mínimo de R$ 5 milhões e máximo de R$ 50 milhões e ter prazo de execução de até 36 meses. O financiamento será no modelo não reembolsável, ou seja, não precisa ser pago, desde que sejam cumpridas as finalidades do projeto e as regras estabelecidas no contrato.

 

Os patrimônios históricos e os acervos memoriais poderão ser de propriedade pública, em qualquer esfera, ou de propriedade de associação ou fundação privada, desde que sem fins lucrativos. Os recursos deverão destinar-se a atividades que permitam amplo acesso público, de forma gratuita ou não.


Clique aqui para inscrever seu projeto no Resgatando a História.​

 

 

Um histórico de incentivo

 

Acreditar na arte e na cultura como ferramentas de transformação social é uma vocação do Instituto Neoenergia. Os investimentos nessas áreas ativam também uma cadeia de geração de emprego e renda, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

 

Temos uma trajetória de valorização de patrimônios históricos, com projetos marcantes cujas histórias listamos abaixo. Vamos relembrar? ​


Cruz de Cabrália

 

Forte das 5 pontas


Fortaleza de Barra Grande


Memorial Câmara Cascudo


Veja como foi o lançamento do projeto:
​​

Veja como foi a Live de Oficina de Orientação para Submissão de Projetos feita em parceria do BNDES com o Instituto Neoenergia no dia 11/08:


Eu quero:

Compartilhar no: