Prêmio Inspirar 2021

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

premioinspirar_banner_ineo


O Prêmio Inspirar 2021, uma realização do Instituto Neoenergia, com a colaboração da Neoenergia Pernambuco, tem como objetivo fortalecer práticas que impulsionem a “Década da Ação" rumo à Agenda 2030. Em sua primeira edição, a premiação tem foco no fortalecimento do ODS 5 - Igualdade de Gênero e vai contemplar iniciativas de arte e cultura lideradas por mulheres e realizadas na cidade do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense (RJ) ou municípios do estado de Pernambuco.


As iniciativas inscritas foram avaliadas por um comitê externo composto por mulheres com comprovada atuação no segmento de arte e cultura, de acordo  com os critérios de avaliação apresentados na chamada do prêmio.


Acompanhe ao vivo a cerimônia de premiação por meio do Youtube da Neoenergia. O evento acontece às 16h do dia 23/09.


Em sua primeira edição, o Inspirar busca reconhecer, celebrar e amplificar histórias de transformações sociais em territórios periféricos através de iniciativas de arte e cultura lideradas por mulheres, com potencial de efeito multiplicador.  E foi justamente isso que o comitê técnico de seleção do prêmio encontrou nas inscrições de organizações, coletivos de mulheres e de pessoas físicas, tornando um grande desafio a seleção das 26 finalistas.


Samba, folclore, incentivo à leitura, moda, direitos humanos, artes cênicas e visuais, educação: a diversidade das finalistas mostra o potencial e o alcance de mulheres que fazem a diferença!

As categorias se dividem em Pessoa Física; MEI; Coletivos; e Produtoras Culturais e Instituições do 3º setor​.


CATEGORIA: PESSOA FÍSICA - RIO


Adorina Guimarães Barros


Mulheres na Roda de Samba é um movimento de sororidade, idealizado pela cantora e gestora cultural Dorina, que acontece na cidade do Rio de Janeiro.



Flávia Souza da Cruz Serino


Afrolaje é um conjunto de ações que fortalecem as tradições culturais, a identidade afrobrasileira e as histórias do subúrbio do Rio de Janeiro. 



Josete Lima Cavalcante


Roda de ideias faz oficinas temáticas para mulheres e crianças, com temas como educação, cultura, política, direito social, entre outros.



Marcia Raquel Alves de Araujo


Viaduto Literário aposta no acesso à arte e educação através de rodas de leitura e oficinas de literatura infantil em territórios de favela no Rio de Janeiro.

 

 

Pâmela Cristina Nunes de Carvalho

 

“Arte, Cultura, Memórias e Identidades da Redes” é um eixo do Redes da Maré que luta pela garantia de direitos (e acesso pleno à cultura) para moradores das 16 favelas da Maré.

 

 

Vanessa Regina Ribeiro de Oliveira dos Santos

 

Associação Ler e Saber na Comunidade é uma biblioteca comunitária que promove ações educativas através da literatura infantil para adolescentes do Morro da Congonha, em Madureira. 

 

CATEGORIA: PESSOA FÍSICA - PERNAMBUCO

 

Andrea Veruska de Souza Araujo

 

“Do Gênero Performativo às Performatividades de Gênero” levou às ruas um espetáculo teatral e três performances, além de ter criado uma websérie, para discutir as opressões machistas sobre as mulheres.

 

Carmem Virgínia Barbosa dos Santos

 

“Comida de Quinta” traz autoestima e sabor para a casa dos brasileiros, com conteúdos de resgate ancestral e visibilidade negra e receitas acessíveis e populares.

 

Katarina da Silva Barbosa

 

“Visto o que é meu!” realiza oficinas de confecção de indumentárias através do estudo e valorização de raízes negras junto a comunidades quilombolas de Pernambuco.


Luana Costa Santos


"Criativo Espaço de Arte” é uma escola popular de arte que busca promover vivências artísticas.


Maria Imaculada Salustiano Soares


“Flor de Manjerona” é o primeiro cavalo marinho comandado por mulheres no Brasil e empodera mulheres brincantes a atuarem ativamente na Cultura Popular e na sociedade através da poesia, da música e da dança. 


Odília Renata Gomes Nunes


“No meu terreiro tem arte” é um projeto fomentador de Cultura que desde 2015 compartilha espetáculos e oficinas de teatro, circo, música, cultura popular, cinema e literatura em comunidades rurais.


CATEGORIA: MEI - PERNAMBUCO


Joaneide Alencar


“A arte que faz o Careta” promove oficinas de máscaras e relhos para crianças e adolescentes, ajudando a formar novos brincantes e futuros artesãos.


Samba Soul Delas


É um bloco carnavalesco formado e pensado por mulheres que assume também o compromisso social de promover ações e intervenções na comunidade para além da música.


CATEGORIA: MEI - RIO


Isabela Souza


“Galpão Bela Maré” é um projeto do Observatório de Favelas voltado à democratização e difusão de todos os tipos de expressões artísticas, especialmente das artes visuais.

 

Valéria Glória

 

“Dança para Todos” oferece aulas diárias de dança e ações de cidadania para mais de 100 crianças e suas famílias na Cidade de Deus. 



CATEGORIA: COLETIVO - PERNAMBUCO

 

Amorforte

 

“Amorforte” é um projeto que busca despertar no cidadão o conhecimento dos seus direitos e deveres, mapeando e realizando ações de intervenção na comunidade local.


Baque - Empoderamento Feminino

 

O Maracatu Baque Mulher reúne mulheres plurais pelo mundo que juntas ecoam vozes e tambores na luta contra violências e opressões.

 

Boi Mandingueiro

 

“Boi Mandingueiro” é um espaço de lazer cultural com rodas temáticas, oficinas, ensaios e apresentações coordenadas por mulheres negras. 

 

 

CATEGORIA: COLETIVO - RIO


Apadrinhe um Sorriso


O “Apadrinhe um Sorriso” busca transformar a vida de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Duque de Caxias através de rodas de leitura, sarau, futebol, capoeira e outras atividades.


Mó Coletivo


O “Mó Coletivo” produz e incentiva performances produzidas por artistas de periferia e é composto por 4 mulheres negras artistas e pesquisadoras de origem periférica.


AtelieERÊ


“AtelieERÊ” é um ateliê criativo e itinerante que proporciona vivências criativas para crianças e suas famílias a partir da cultura afrodiaspórica.

 

CATEGORIA: PJ - PERNAMBUCO

 

Amunam

 

“Amunam” trabalha no enfrentamento da violência doméstica, no direito e cidadania, comunicação social e cultura

Aria Social

O “Aria Social” oferece formação e profissionalização em música e dança a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

 

CATEGORIA: PJ - RIO

 

Instituto Entre o Céu e a Favela

 

O “Entre o Céu e a Favela” promove através da arte, educação e qualificação profissional o desenvolvimento de crianças, jovens e mulheres moradores da Primeira Favela do Brasil, o Morro da Providência.

 

Na Ponta dos Pés

 

O “Na Ponta dos Pés” desenvolve um conjunto de ações de arte, cultura, educação, esporte e qualificação profissional para crianças, jovens e adultos do Morro do Adeus.​

​1. Lançamento do Prêmio Inspirar no site do Instituto Neoenergia: 21/05/2021


2. Período de inscrição no site do Instituto Neoenergia: 21/05/2021 a 21/06/2021


3. Divulgação das iniciativas finalistas no site do Instituto Neoenergia: 06/08/2021 


4. Encaminhamento da documentação solicitada pelo Instituto Neoenergia: até 12/08/2021


5. Informe por e-mail, telefone e/ou WhatsApp para as finalistas escolhidas para Votação Popular: 06/09/2021 


6. Votação Popular: De 07/09/2021 a 21/09/2021


7. Evento de premiação pelo canal no Youtube da Neoenergia: 23/09/2021


8. Previsão da formalização e pagamento da premiação para as iniciativas vencedoras: até 30/11/2021


As etapas do cronograma da premiação poderão sofrer alterações e serão comunicadas no site do Instituto Neoenergia.


Clique aqui para baixar o PDF da Chamada.

Eu quero:

Compartilhar no: